terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

2º Dia 2º Ciclo

Bem Pessoal

Hoje transcorreu tudo bem, o unico problema foi uma burocracia de autorização que agora está tudo resolvido.

Não senti diarreia, apenas alguns refluxos, meu apetite foi embora de novo, mas quem sabe mais tarde ele volta.

Amanha é dia de intratecal (espinhaço) e qt a tarde lá na sala de Qt.


Hoje tambem gostaria de falar sobre a minha relação com o cancer.

No dia que descobri que estava com cancer, meu teto desabou, chorei, me deprimi porque minha vida não iria ser a mesma por um bom tempo, passei varios dias pensando e usando os terriveis "Porquê"s e "Se"s.

As Perguntas destrutivas são:
 Porque aconteceu comigo?
 Porque Eu Meu Deus, o que fiz errado?
 Se o tratamento não der certo?
 Se o cancer se espalhar?

Nossa essas são de lascar. Perguntas que destroem suas esperanças.

Essa acima foi minha fase de negação e revolta.

Mas com o tempo e quando a poeira da emoção baixa, suas ideias vão ficando mais claras e voce começa a perceber que o essas perguntas são infudadas.
O cancer não escolhe raça, não escolhe pessoas boas ou pessoas más, não escolhe nivel social e não escolhe idade.

O cancer apenas escolhe as pessoas que estão vivas (lógico). Quem sabe uma escolha aleatoria. Claro que com alguns fatores de risco como hereditariedade, fumo, bebida e outros.

Hoje eu ja me sinto mais conformado pois eu entendi que isso será uma fase na minha vida e que será vencida com o tratamento, paciencia e força.

E que essa paciencia e força eu tenho tirado do apoio de Deus, de minha familia, apoio de minha noiva e de sua familia, apoio dos amigos atraves de orações e palavras de apoio e dos profissionais de saude envolvidos.

E como tudo na vida é aprendizado podem ter certeza que estou aprendendo muitas coisas boas com tudo isso.

Essa acima foi minha fase de aceitação.

Então gostaria de agradecer a todos, sem voces ficaria muito mais dificil.

A todos Meu Muito Obrigado

8 comentários:

  1. Antes de tudo, queria dizer ao Tio Tonhinho que estou MUITO orgulhosa de tudo que vc mencionou acima!
    Vejo essas suas perguntas diariamente com meus pacientes e vejo que aos poucos a negação passa a se tornar a mais sincera aceitaçõ e vejo o quanto voce fala a verdade ao expressar o que sente!
    Cada um, da sua maneira, vai aprendendo a retirar o melhor de cada experiência e cada dia passa a ser uma vitoria e cada etapa do tratamento vencida é uma maneira de agradecer a si mesmo, por enxergar as coisas da maneira mais clara e simples, ou seja, somos reles mortais e passiveis de doenças, afinal somos e estamos vivos! Ja que somos seres VIVOS, temos mais que a necessidade de lutar e encarar cada desafio imposto pelo tempo, se ganhamos esse desafio é porque somos fortes e temos em quem nos apoiar. Nada na vida acontece por acaso ou por acstigo ou punição. Somos pessoas, vivemos e aprendemos em cada experiencia, seja ela amarga ou doce, dificil ou facil... o importante é saber que a mente clara e calma é mais que fundamental no tratamento, na verdade talvez seja o elemento mais importante!
    Pode ter certeza que "ouvir" ou ler vc falar do " cancêr" dessa maneira me faz ter um ORGULHO indescritível, pois vc fala do câncer, como doença, nao como " aquela doença", "aquilo", " a coisa ruim"... enfim varios codinomes dados a um doença que existe e faz parte da cotidiano de varias pessoas, se cada um encarar o cancer dessa maneira, com certeza mais e mais pessoas vão saber enfrenta-la como você! Tenho certeza absoluta que tudo isso é passageiro e se aconteceu com vc é pra que la na frente, no futuro, vc possa usar sua experiencia para dar esperança para outras pessaos, assim como vc ja ta fazendo diariamente nesse blog!!
    Vc me fez muito feliz hj com esse comentario!Nao faz ideia do quanto!OBRIGADA! Ouvir vc falar isso tenho cada vez mais certeza que estou no caminho certo!NAO TENHO DUVIDA!

    ResponderExcluir
  2. tio toninho:

    "Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

    Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

    Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida."


    Tenho certeza que vc sabe ser feliz e deixar o mundo a sua volta mais feliz vc é uma pessoa iluminada
    te amo muito

    ResponderExcluir
  3. Antonio eu tb estou muito orgulhosa de voce...eu concordo com tudo que a Valeria escreveu... nossa vida é assim feita de alegrias e tristezas, e tudo acontece na nossa vida é para nos tornarmos pessoas melhores...voce, nesse momento, com seu blog, com as coisas que voce escreve esta se ajudando e ajudando várias pessoas...e lembre-se por mais que aconteça algo ruim com agente no final tudo dá certo...beijos e abraços

    Delany Castro

    ResponderExcluir
  4. É tudo uma maneira de enxergar o problema, se vc olhar para o seu problema e ver que ele é menor que voce, voce é maior que ele, vc consegue, vc vai vence-lo.
    E vc tá descobrindo que tem mais força pra enfrenta-lo do que imaginava. Isso é que me deixa feliz, te ver seguindo em frente, virando pacientemente cada pagina, dando tempo ao tempo.
    Não sei pq algumas pessoas tem cancer outras não tem, so sei que só as pessoas especiais sabem te-lo. Uma coisa é vc deixar a doença tomar conta de vc outra coisa é vc tomar conta da sua doença. Enfim, coragem meu amor, que tudo ira ficar bem. Bjo bjo bjo bjo.

    ResponderExcluir
  5. É Tio Tonhinho os porquês são palavras sem fundamento,deveriam nem existir :
    * Na infância ninguem aguenta quando pra tudo surge um POR QUÊ?
    * Na adolescência voltam a aparecer - POR QUE ele (a) não me quer?POR QUE ninguem olha pra mim?POR QUE estou sozinha?(nesta fase quase podem ser explicados:SECURA)
    * Nos momentos difíceis da vida ,que exigem força,fé e determinação ELES reaparecem:POR QUE eu?
    No nosso caso,essa batalha não é só sua é nossa,tenho certeza ,todos recorremos ao velho PORQUE ,todos fizemos uma lista de merecedores de um câncer e só NÓS acabamos por descobrir que esse momento que estamos passando nos trouxe lágrimas ,iniciais de tristeza e medo,hoje de alegria pois somos vencedores,nos amamos acima de TUDO e estamos provando que o câncer pode precisar de cirurgia,QT,radioterapia ...mas sua principal terapêutica é a UNIÃO,o AMOR,a FAMILIA a AMIZADE e neste momento todos nós estamos sendo CURADOS da frieza que o dia a dia impõe a cada um de nós .Estamos voltado a dizer AMO VOCÊ;estamos demonstrando o quanto nos importamos uns com os outros e o quanto somos importantes na vida daqueles que amamos.Estamos reafirmando e revigorando nossas amizades.Estamos deixando de nos preocupar com pequenos egoismos individuais....Talvez esse seja o segredo e a cura para o câncer da alma .
    Depois de tanta filosofia....beijo,beijo,beijo

    ResponderExcluir
  6. É Tio Tonhinho ...minha mãe escreveu demais então vou complementar rapidinho:
    Não somos MECANIMAIS ,mas NÓS PODEMOS!!!!
    beijo,bejo,beijo ( vou passar a cobrar direitos autorais pelo meu tradicional : beijo,beijo,beijo

    ResponderExcluir
  7. oi antonio blz? espero q sim, cara eh massa vê tu falar assim da tua doença. eu tbm falo da minha com naturalidade. tenho adcção (dependecia quimica)é uma doença pregressiva, incurável e fatal que se não for detida em algum momento pode me levar p três lugares:internação, prisão e cemitério. hj frequento uma irmandade de pessoas q tem a mesma doença, chama-se NA(narcóticos anônimos) onde falo oq sinto e penso, e ouço o q outros sentem e pensam e assim nos ajudamos mutuamente a permanecermos limpos. nem todo usuário de drogas é adicto. adicto é aquela pessoa q não consegue viver e usar, pessoas p quem as drogas se tornaram um problema maior. abração primo, pra ti e tua familia. td de bom pra ti

    ResponderExcluir
  8. Oi Antônio!!! Fiquei muito emocionada com o seu post e muito orgulhosa também de ter um amigo tão forte como você, que resolveu enfrentar tudo de uma forma tão confiante. Sei que num primeiro momento não tem como os "porques" não atormentarem nosso pensamento, é inevitável, mas depois de um tempo, com a cabeça mais em ordem é o momento de perceber que precisamos enfrentar os problemas que surgem na nossa vida com mt garra e determinação, e isso vc ta fazendo muito bem... Vc é uma pessoa MUITO ESPECIAL, com uma familia maravilhosa, uma noiva linda e especial , amigos verdadeiros que te admiram, uma pessoa que merece toda felicidade do mundo..e eu não tenho a menor dúvida que tudo isso vai passar logo logo e essa fase vai ficar só na lembrança, e vc vai ser muito muito feliz!!!! :)
    Acho que já falei uma vez pra vc, mas não custa nada repetir : eu te admiro muito!!!
    Ah, e não esquece que Deus não nos dá uma cruz que não podemos carregar. Por isso força sempre...
    bjo grande

    ResponderExcluir