sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Utilidade Pública Nº 02

Continuando nosso post sobre utilidade pública ....

Hoje vamos falar sobre sintomas, diagnósticos e estadiamento


Sintomas do Linfoma de Hodgkin

O sintoma inicial mais comum do linfoma de Hodgkin é um aumento indolor dos linfonodos no pescoço, porção superior do peito, interior do peito, axilas, abdome ou virilha. O envolvimento de linfonodos em outros locais ocorre com menor freqüência. Outros sintomas incluem febre, suor, principalmente à noite, perda de peso e coceira. É possível que os pacientes sintam dor nos linfonodos após a ingestão de álcool, um achado incomum, porém, característico do linfoma de Hodgkin. Pode também ocorrer um aumento do baço.

O médico, após um histórico e exame físico do paciente, se suspeitar da doença, poderá solicitar alguns exames para confirmar a suspeita desse diagnóstico. Essas técnicas podem revelar linfonodos aumentados no peito, no abdome ou em ambos. Massas tumoriais podem ocorrer fora dos linfonodos nos pulmões, ossos ou outros tecidos.

Sintomas do Linfoma de Não-Hodgkin ( "é o que possuo" ).

Muitos pacientes costumam notar linfonodos aumentados no pescoço, axilas ou virilha. Esse aumento dos linfonodos é menos freqüente próximo às orelhas, cotovelo, na garganta ou próximo às amídalas.

Raramente, a doença pode se iniciar em outro local, como ossos, pulmões ou pele. Nesses casos, os pacientes costumam apresentar sintomas referentes ao envolvimento local, como dor óssea, tosse, dor no peito, erupções ou nódulos na pele.

Os pacientes podem também apresentar sintomas inespecíficos como febre, calafrios, suor exagerado (principalmente à noite), fadiga, perda de apetite ou perda de peso  e durante o exame médico, pode ser percebido o baço aumentado ( "não senti nada disso" ).

Em alguns casos, é possível que a doença seja descoberta somente durante um exame médico “de rotina” ou enquanto o paciente esteja sob tratamento de uma condição não relacionada ( "foi o meu caso" ).

Diagnóstico do Linfoma de Hodgkin

Os passos tomados para se determinar a presença e a extensão do linfoma de Hodgkin são importantes para o diagnóstico e para a avaliação da abordagem terapêutica. O diagnóstico definitivo do linfoma de Hodgkin requer biópsia de um linfonodo envolvido ou de outro local acometido pelo tumor. A avaliação da biópsia denomina-se: anátomo-patológico e após a avaliação do patologista, podemos ter a certeza do diagnóstico da doença.

Para definir a extensão da doença são necessários vários exames que os oncologistas denominam estadiamento. Estes exames definem a localização e a distribuição dos linfonodos aumentados, bem como um possível envolvimento de outros órgãos além dos linfonodos.

Na maioria dos casos, estes procedimentos incluem tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Diagnóstico do Linfoma de Não-Hodgkin

Na maioria das vezes, linfonodos aumentados significam geralmente uma reação a uma infecção e não são sinônimos de câncer. O médico pode suspeitar de linfoma e encontrar linfonodos aumentados durante um exame físico ou um teste de diagnóstico por imagem (por exemplo, raios-X do peito) sem que haja uma explicação para o aumento, como, por exemplo, uma infecção na região.

O diagnóstico deve ser estabelecido através da biópsia de um linfonodo ou de outro órgão envolvido, como osso, pulmão, fígado ou outros tecidos.

Em alguns casos, o diagnóstico pode ser feito a partir de células do linfoma na medula óssea (mielograma), obtidas como parte de uma avaliação diagnóstica inicial.

A biópsia do gânglio geralmente pode ser realizada sob anestesia local. Ocasionalmente uma cirurgia do peito ou do abdome pode ser utilizada para o diagnóstico. A biópsia cirúrgica requer anestesia geral. No entanto, abordagens mais recentes utilizando a laparoscopia permitem que sejam feitas biópsias no interior de cavidades do corpo, sem grandes incisões e manipulações.

Após a biópsia, o tecido é preparado e examinado microscopicamente por um patologista, para que o padrão das anormalidades do tecido e o tipo de células envolvidas sejam analisados e a agressividade do tumor.

O tecido da biópsia deve ser estudado por imunohistoquímica para que se obtenham evidências adicionais do tipo de linfoma, isto é se trata-se de um linfoma do tipo T, B ou NK.

O tecido também pode ser estudado para verificar se anormalidades cromossômicas estão presentes. Esse tipo de exame é conhecido como citogenética.

Esses exames denomidados imunuhistoquímica e citogenética são importantes na identificação do tipo específico de linfoma, auxiliando na escolha do protocolo (grupo de medicamentos) a serem utilizadas no tratamento.

Estadiamento

Se a biópsia determinar o diagnóstico de linfoma, há necessidade de avaliar a extensão da doença, que denominamos estadiamento: radiografia de tórax, ultra-som e tomografia computadorizada do abdome, cintilografia óssea e biópsia da medula óssea realizada sob de anestesia local, com punção no osso bacia, a fim de obter uma alíquota de medula óssea para ser examinado ao microscópio.

As informações reunidas a partir desses estudos permitem que o “estádio” da doença do paciente seja determinado, conforme segue abaixo:

Estádio I – representa o envolvimento de um único grupo de linfonodos.
Estádio II – indica o envolvimento de dois ou três grupos vizinhos de linfonodos, do mesmo lado do diafragma (músculo que divide o tórax e o abdome).
Estádio III – representa o envolvimento de vários grupos de linfonodos acima e abaixo do diafragma (músculo que divide o tórax e o abdome).
Estádio IV – significa que há o envolvimento disseminado para outros órgãos, como pulmões, fígado e ossos.

Os quatro estádios do linfoma de Hodgkin podem ser ainda divididos em categorias “A” e “B”. A categoria “A” indica a ausência de febre, suor exagerado e perda de peso. Pacientes que apresentam esses sintomas pertencem à categoria “B”. Por exemplo, o estádio IIB indica que o paciente possui dois grupos vizinhos de linfonodos atingidos pela doença e apresenta febre, suor exagerado e perda de peso.

A extensão da doença e a presença dos sintomas determinam o tratamento a ser seguido, denominado pelos oncologistas de protocolo. O tratamento da doença envolve quimioterapia e radioterapia, que podem ser mais ou menos extensas de acordo com o estádio da doença.

Fonte: ABRALE ( http://www.abrale.org.br/doencas/linfoma/ )

Campanha SE TOCA



Amanha teremos tratamentos...

Abraço

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eita blog informativo!!!! Ta vendo, pra derrotar o inimigo é preciso conhece-lo bem e assim saber usar as armas corretas!!!
    Bjao e vamos aguardar os novos boletins informativos de utilidade publica!!!
    Bjaozao

    ResponderExcluir
  3. Eu, cavaleiro Thiagus Nogueirus, solicito ao príncipe permissão para viajem à terras do norte. Será uma batalha dura em uma fortaleza não tão distante, mas com fortes guerreiros ali instalados. A busca pelo par de arcos sagrados não pode parar. Os cavaleiros da ordem dos Thiagus parece obstinada na conquista das fortalezas. Sinal que após o Triunfo do grande príncipe, será dado o consentimento aos bravos guerreiros para que possam formar seu próprios reinos, mesmo que em terras distantes.
    Felicitações novamente. Vida Longa ao príncipe.

    ResponderExcluir
  4. Nessa terra da Marcolandia, onde varios guardioes e soldados circulam com frequencia o principe ganha cada vez mais forças para a batalha. Cada batalha, como explicada em capitulos anteriores, constam de varias porçoes magicas com pitadas de ingredientes pre fabricados onde as receitas sao milenares, na epoca da caça as bruxas essas porçoes estavam em formulação, os tres mosqueteiros aprimorarm e os sete anoes ajudaram a incrementar parte das formulas. Dublemdore encontrou recipientes proprios que fizeram a diferença, foi nesse momento que as famosas madragoras foram incrementadas e homeopaticamente recipientadas. Nessa epoca da historia o principe nem sonhava que um dia se depararia com tais porçoes e hj prepara-se na sede 323 para a incrementaçaõ de todos essas magicas porções frasqueiradas. No contexto, os cavaleiros da tavola redonda encontram-se ansiosos para festejar o retorno do principe em uma festa grande. A Princesa encontra-se em uma torre alta, com seus cabelos crescendo nao muito rapido, para isso, seu amado, com todo o seu amor imenso, dará parte de seus cabelos para a princesa, assim a soma das cabelos da princesa com os cabelos doados pelo principe dara a princesa cabelos mais longos, assim, quando o principe terminar as batalhas, conseguira retirar a princesa da torre, com ajuda dos longos cabelos hibridos( principe e princesa) e os dois se encontraram no alto da torre e em seguida o principe salvara a princesa do carcere da torre e com um golpe de espada, o principe derrubara a porta da torre e descerá pelas escadas ao terreo, nesse momento todos ja estarao esperando os dois para a grande uniao, onde reinara para sempre no fiel mundo dos Pardals. Pardals celebrara com todos os seus amigos, incluindo o grande cavaleiro Thiagus.
    Vida longa ao principe e futuro Rei!!

    ResponderExcluir
  5. Valéria, faltou a participação da pequena soldadinha dama-de-honra no momento da grande união do Príncipe com a Princesa. hihi.
    A pequena soldadinha estará com os aros que simbolizarão essa eterna união. 8]]

    Vida longa ao Príncipe!!!

    Tio Tonho,
    ânimo, ânimo, ânimo!
    Primeiro, como a Valéria já disse, o jack bauer é apenas uma madragorazinha selvagem que quer o seu bem.
    Segundo, ele só dura 24 horas, e o que são 24 horas comparados a longa vida que o Príncipe terá?
    e Terceiro, o jack é a última madragora que o Príncipe vai tomar nesse ciclo, certo? :]]]

    Beijão Tonhonhoiii

    ResponderExcluir
  6. Antonio, muita força! não tenho dúvidas de que você vai vencer essa luta... As principais armas pra isso você já tem: coragem, otimismo e muita gente torcendo por vc!
    Abraço
    Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Bua,bua,buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!Só a Tia Karina lembra da Soldadinha!!!!!Justo eu,soldadinha e dama-de- honra ,que passo todo o tempo arrumando as gavetas do Principe para achar o endereço do reino onde mora o Tio It ...tudo pra conseguir mais cabelos pra Princesa!!!Bua...bua....bua....
    hehehehehe!!!!Bugued brincando!!Bugued bricadeira!!Sei que todo muuundo lembra da soldadinha!!!!hehehehe ...mas as gavetas...é verdade...to desarrumd,digo a arrumando e procurando o telefone do Tio It...sei que vou achar....Beijo no Tio Tonhinho
    Calma Principe tá quase no dia de você aspirar aroma de "pé de pão" ,o melhor revigorante do mundo!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Nobre Nogueirus, as fortalezas costeiras do norte nos são realmente desafiadoras, mas também gratificantes. Boa viagem!

    Falando em "pares de arcos sagrados"... o nosso guerreiro-mor Antônio, em suas andanças virtuais, encontrou as melhores ofertas, mas eu não consigo lembrar as coordenadas!!!

    A essa altura o "Jack Bauer" já fez metade da missão, e to aqui na torcida pro relógio girar bem rápido.

    Antônio, Ju me mostrou onde será o AP teu e da Camila... Gostei dali... E vai dar pra ir pra missa a pé msm!! :)

    Abraço e Saúde!

    ResponderExcluir